Ruta 40 - Aventura em dez dias

Ruta 40 - Aventura em dez dias
Clique na foto para ir ao comentário - Resumo da viagem

Preparativos para a Ruta 40 - Argentina




No próximo dia 05/09, um Grupo de doze experientes motociclistas parte para Rio Gallegos-AR, para iniciar um dos mais difíceis roteiros, que é percorrer a Ruta 40 de ponta a ponta, iniciando pelo lado sul.

Pelas pesquisas realizadas, não foi constatado alguém que tenha feito de moto, esse trajeto, integralmente. Dos onze primeiros pretendentes, cinco desistiram, face as adversidades que ela apresenta.

A viagem, que terá a duração de treze dias, será realizada com seis motos BMW's, cinco KTM's e uma Tiger. Ela foi idealizada pelo Alexandre Moller (Casa das Máquinas/KTM) e teve uma grande aceitação entre os BMW Riders – Brasil (clique para entrar no site), eis que do Grupo de 12, dez são Riders.

O percurso de 5.224 km, sendo aproximadamente dois mil de estrada de chão (rípio) e distância de até 400km sem abastecimento, da Ruta 40, entre o pé do farol do Cabo Virgenes (no extremo sul do litoral de Santa Cruz) até a Quiaca (em Jujuy), une três regiões geográficas: o Norte (províncias de Jujuy, Salta, Tucumán e Catamarca), Cuyo (La Rioja, San Juan e Mendoza) e a Patagônia (Neuquén, Rio Chubut e Santa Cruz), entre frios extremos e sol abrasador, vergéis e desertos, precipícios e planícies e vida exuberante, passando por trinta latitudes, atravessa dezoito rios importantes, cruza duzentas e trinta e seis pontes, passa por sessenta localidades e treze grandes lagos e salinas, sobe do nível do mar a quase 5.000 m. de altura e se une com suas vinte e sete passagens pela Cordilheira dos Andes.
O clima frio e seco, com temperaturas médias de 10º centígrados no Verão e 0º centígrados no Inverno, mas com uma amplitude anual que pode variar entre os 30º e os -20º. O vento é uma constante na Patagônia, especialmente na Primavera e no Verão, com chuva e neve nos pontos mais altos. A influência marítima sobre a região torna o clima imprevisível. O maior receio dos aventureiros é a chuva constante que assola a Patagônia nessa época do ano. Para o primeiro dia de aventura 06.09.09 a previsão metereológica entre Rio Gallegos e El Calafate é: parcialmente nublado, com ventos de noroeste de 18 km/h, mínima de -1º. negativo e máxima de 7º. O nascer do sol se dará às 8:00hs e o anoitecer às 19:11hs.
Outra preocupação dos motociclistas é com os cortes e furos nos pneus, além de sua durabilidade, é claro, pois em algumas partes existem cascalhos lascados que cortam facilmente, além de pregos em pontes de madeira. Para tanto, entre suas ferramentas, estão as que possibilitam o conserto no próprio local, não dependendo de borracheiros.
Por outro lado, a paisagem exuberante e virgem da viagem, compensam o esforço.
Os aventureiros, "GALO's PRETO's DE PÉ VERMELHO" estão listados: Alexandre Moller, Andre Gatti, Artur Vontobel, Carlos Deboni, Carlos Eduardo Grafulha, Fernando Ribeiro, João Artur Bortoluzzi, Jose Ary Barão, Laury Koch, Otto Gerhardt, Roberto Diel e Vicente De Benedictis.
No curriculum de alguns desses integrantes podemos encontrar: Patagônia em julho de 2005 quando trafegaram com temperaturas de até oito graus negativos e a travessia de Rio Branco-AC à Machu Picchu-PE, por estrada de chão na floresta amazônica e as subidas e descidas da Cordilheira dos Andes.
O retorno está previsto para o dia 18/09, partindo de Salta-AR.

Alguns filmes sobre a situação da Ruta 40 podem ser encontrados na internet. Clique sobre os títulos abaixo:

Eles fazem rally com 12 dias e nós percorremos em 10 dias:

Jornal Cronista

Com chuva

Rípio no Sul

Tempestade de areia na Ruta 40

Atolado na Ruta 40

Ruta 40 para El Calafate

Sul da Ruta 40

Chubut - Ruta 40

Ruta 40 Mendoza

Ruta 40 Norte

Ruta 40 Norte 1

Laury

6 comentários:

  1. A revista eletrônica www.sobremotos.com.br estará acompanhando e informando aos seus leitores todos os passos destes adoradores de BMW. Que estes destemidos BMW Riders alcancem seu destino com todas a segurança e "principalmente" curtindo cada estrada trilhada em duas rodas. Felicidades

    ResponderExcluir
  2. Desejo sucesso e muita alegria nessa aventura que acompanharei com um misto de inveja e admiração!
    Parabéns por viver a vida intensamente!
    Franceschini

    ResponderExcluir
  3. Guri, uma super viagem para ti. Desejo que superes mais este desafio com alegria, segurança e determinação. beijo
    Anaísa

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Que o grande arquiteto os acompanhe.Por faVOR NAO ENTRE NA NEURA DEpostaR fotos , comentarios pois la sao poucos lugares que tem internet rapida dai voces vao perder muito tempo para disponibilizar as notocias para a gente.
    Passa pro lap top as fotos , escreve alguma coisa , poem num pen drive e vai para uma lan hause, dai perdeu 2 horas fazendo isso.
    Depois a gente fica sabendo de tudo
    Boa viagem a todos

    ResponderExcluir
  6. Aeh, rapaziada

    Boa viagem pra vcs, com certeza vai ser uma grande aventura, parabéns!

    SDS

    Mario Pailo
    Curitiba-PR
    findelasrutas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Visita por países desde 11.12.2009


comprar e vender